O nome do papa

Qual será o nome do próximo papa? 
Como já ter observado, o Papa João Paulo II se chamava Karol Wojtyla, o Papa Bento XVI nasceu como Joseph Ratzinger. Mas porque será que existe esta mudança de nomes e porque isso acontece?

Nos próximos dias a escolha do Papa será um dos assuntos mais comentados. Enquanto muitos ficam sondando, na expectativa de saber qual será o papa, confesso uma grande curiosidade em saber qual será o nome papal escolhido pelo eleito.

Este costume, de escolher o nome, vem desde o século VI, quanto um Papa que tinha um nome de Deus pagão resolveu mudar o seu nome. Logo após ser eleito no Conclave, o novo Papa revela o seu nome papal com o qual será conhecido.

Este nome papal será envolto de grande significado. Ao eleger o seu nome, o novo Papa estará informando as suas intenções de como deverá ser o seu pontificado. Será um Papa que irá buscar a paz, fazer reforças, se preocupar com os pobres, dar continuidade ao seu antecessor direto?

Um Bento XVII estará seguindo e dando continuidade ao trabalho de Bento XVI, Bento XV ou Bento I. Bento XVI teria escolhido o seu nome buscando um governo de paz e recuperação dos fieis.

Já um João Paulo III, seguirá os caminhos de João Paulo I e II. O Papa João Paulo teria um nome duplo por tentar dar continuidade ao trabalho dos Papas João XXIII e Paulo VI. O Papa João Paulo II decidiu exatamente prosseguir o trabalho realizado pelo Papa João Paulo I.

O que esperar do novo nome do Papa?

Um Papa João Paulo III tentado reformar a Igreja, a prepará-la para conviver melhor com os tempos atuais e continuar o trabalho de João Paulo II.

Um Urbano IX que irá ajudar os pobres ou estar mais preocupado com a estabilidade interna da Igreja do que fazer reformas é pouco provável

Um Papa Bento XVII, menos reformas, um Papa com intenções mais moderadas apegado a tradições. Tem alguma chance. 

Nomes fortes do passado como um Papa Leão XIV, um nome ambicioso, fazer reformas, mas também utilizar muito a diplomacia. Ou até diretamente ligado em dar continuidade ao trabalho do Papa Leão XIII, que foi um Papa preocupado com os valores da família, do casamento e contra o divórcio. 

Quem sabe até um nome inédito? Tentando revelar um caminho de originalidade, buscando fazer um pontificado único. 

Comentários