Leitura do Tarot : Diferentes baralhos mesmo significado?

Como você deve saber, existem diferentes baralhos do tarot, desde o conhecidíssimo Tarot de Marselha, o de Rider, o Tarot Legacy, entre tantos outros...

Uma das grandes questões de interpretação do jogo de Tarot, seria: Será que com diferentes baralhos teríamos significados diferentes?

Acreditamos, que atribuir significados diferentes para uma mesma carta conforme o tipo de baralho vai da crença de cada um e do tipo de leitura que é realizada.

Alguns podem centrar-se a sua leitura nas cartas, mais centrados no nome e significado tradicional de cada carta, atribundo a cada carta um sinificado fixo ou a ser complementado com demais cartas que surgem na leitura do baralho.

Enquanto outros, ao contrário, podem aprofundar a leitura das cartas utilizando combinações de cores, símbolos, desenhos presentes, elementos, entre tantas outras coisas. E aí que chegamos neste no ponto a seguir:

Veja as imagens: 

Aqui temos 6 representações diferentes para a mesma carta. É a carta do SOL em 6 baralhos diferentes. 
Só olhando os desenhos, já observamos grandes diferenças. Você mesma pode olhar e em um jogo parecido com o dos 7 erros encontrar uma porção de diferenças:

- observe as figuras presentes nas respectivas cartas. Na primeira carta, observamos a presença de um homem e um cavalo,  na segunda duas pessoas, na terceira uma porção de pessoas, na quarta novamente duas pessoas, na quinta vemos uma moça... E você pode achar muito mais diferenças. 

- observamos as cores. Podemos ver em umas um amarelo bem vivo e predominante, em outras com a presença forte de outras cores como vermelho, laranja, dourado e até azul. E isso é uma pequena amostra do que podemos observar nas cores das cartas.

- os números presentes (como contar o número de girassóis na primeira e quinta carta). Pode ser um prato cheio para analises de um Tarólogo que dê importância para a Numerologia. Afinal, 4 girassóis em uma carta podem gerar uma interpretação, enquanto 5 girassóis presentes em outra carta podem dar uma outra interpretação. 

- os elementos presentes, esta carta teria que elementos presentes, fogo, terra, água ou ar? E na mesma proporção? Podemos ver em algumas cartas o sol grande e soberano, demonstrado uma forte presença do elemento fogo. Porém em outras cartas vemos o sol acompanhado de nuvens, o elemento ar está presente. 

Enfim, como observado, se uma pessoa levar em conta apenas alguns destes aspectos já poderá fazer uma leitura diferente dos significados. Um homem em cima do cavalo com uma bandeira pode nos trazer um significado totalmente diferente de uma mulher solitária. 

E nem citamos aqui, ainda que alguns médiuns tarólogos podem até enxergar vultos, símbolos que nem se quer estão desenhados nas cartas. Se pararmos de pensar em aspectos para ser analisados não terminamos hoje. Veja também sobre o método de leitura do tarot que leva em conta a troca de olhares das cartas.  

Concluindo, como já foi mencionado mais no começo, tudo vai da crença de cada um. No que cada um acredita! Para quem vai ler tarot, o grande conselho que podemos dar é sempre buscar seguir a sua intuição. E também respeitar as crenças e tipo de leitura seguida por outros simples leitores, médiuns, tarólogos profissionais e os que combinam o tarot com outros oráculos como numerologia e horóscopo. 

E você sabe qual é a melhor carta do tarot

Comentários