Tarot: 02 A Papisa

A Papisa significado da carta do tarot 

A Papisa é o Arcano Maior número 2 do tarot. Também é conhecida como a Grã-Sacerdotisa ou Sacerdotisa. Representa uma figura feminina e religiosa.

Para ajudar na sua consulta de tarot estamos mostrando as cartas do tarot uma a uma.

Palavras-chave: Sabedoria, passividade, feminilidade.


Interpretação mais comum no tarot: É a representação da feminilidade, de características como piedade, intuição, mistério, reflexão, maternidade, religiosidade, fé, meditação e sabedoria. É uma carta positiva, representa uma mulher madura, religiosa com bons princípios, uma perfeita boa mãe, querida vovó ou madre, sempre dispostas para ajudar, a ensinar e também a aprender.

Você deve seguir: Sua sabedoria contida na sua experiência de vida. Tenha coragem e não perca sua força e fé.

Enfrentando uma situação difícil ou com importante decisão para tomar: Medite e observe o mundo ao seu redor. Escute sua voz interior, acredite nela, para encontrar o caminho. Tenha calma e cautela, aguarde o máximo tempo que puder evitando precipitações e aguardando o desenrolar dos fatos.

Tarot do amor: Valorize a sensibilidade, as singelas coisas e ações. Busque ser mais reservado, valorize-se e só se entregue para quem lhe dê o devido valor.

Tarot do dinheiro e do trabalho: Valorize a discrição, organização e responsabilidade. Economize.

A Papisa Invertida: A madre bondosa e meiga se transforma em uma cobra peçonhenta ou em uma mulher ultrapassada. A Papisa Invertida é uma mulher séria, moralista, fanática religiosa, rancorosa. Também pode ser uma feiticeira maligna ou uma senhora cansada da vida, descrente, sem forças e sem motivação.

A Papisa em posição normal representa uma mulher sensível, sensitiva, religiosa que conforta os corações. Já a Papisa invertida tem uma intuição cega, fanática, mesmo errada não está disposta a ceder. Não é mais uma mulher sábia, é uma mulher ultrapassada, perdida do tempo.


A Papisa Invertida também pode se apresentar como aquela mulher que faz chantagem emocional ou manipulação psicológica, usa de todos os meios ilícitos, mas sutis, para conseguir o que quer. Ela usa a sensibilidade, a feminilidade para manipular. Chora se puder chorar, se faz de vítima, de sofrida, de solitária para ter atenção dos outros. É cínica, pode lhe elogiar só para lhe conquistar, pode ser uma perfeita cobra.

Se a sua vida está parada: A Papisa Invertida nos recomenda confiar mais em nós mesmos e fugir de influências nefastas, não ceder a chantagens, ter cuidado com cinismos, pessoas falsas ou intrometidas.

A Papisa Invertida pode representar uma mulher atrapalhando a vida do consulente: uma mãe moralista, uma amiga falsa, uma figura geralmente feminina ou com fortes características femininas. Bem intencionada, ou não, esta pessoa não ajuda o consulente a progredir.

A Papisa Invertida pode representar a própria consulente: Neste caso é bom rever suas atitudes, repensar a sua vida, suas cresças, seus valores. Animar-se buscar sair da situação com mais vigor, não desperdiçar as suas qualidades, não se inferiorizar, 

Comentários