Simpatias e dicas para se livrar dos vícios

Quer se livrar do álcool, drogas ou cigarros?
Veja aqui dicas de como lidar com este problema.

Muitas pessoas nos procuram buscando meios de lidar com o alcoolismo, a adicção em drogas e com o tabagismo.

Muitas práticas do mundo moderno podem nos trazer algum tipo de prejuízo e podem ser consideradas viciosas. Passar horas jogando  no celular ou envolvido em redes sociais pode fazer a pessoa se desligar do mundo ao seu redor e afastá-la até mesmo de seus objetivos e obrigações cotidianas.

De qualquer maneira, seja qual for o vício que você possua, é preciso identificá-lo e ter consciência de sua existência, podendo assim procurar a ajuda específica para o seu caso. 
É um importante avanço, muitas pessoas demoram para buscar ajuda, custando-lhes assim um tempo precioso. 

Existem maneiras adequadas de procurar ajuda nos casos de dependências químicas causadas pelo álcool ou drogas. Procure na sua cidade o sistema único de saúde, exponha seu problema e peça encaminhamento para um especialista, existem psiquiatras e assistentes sociais gratuitos no Brasil.
Os CAPS e a cruz vermelha brasileira desempenham um trabalho formidável na disposição desses profissionais com consultas gratuitas de psicólogos, psiquiatras e acolhendo grupos como o AA e o NA em suas sedes.  

Geralmente familiares não conseguem sucesso ao confrontar um adicto. O caminho mais fácil para esses casos pode ser o auxilio de amigos, parentes próximos ou alguém que a pessoa que sofre de algum vício tenha consideração e respeito. 
Se for ineficaz, procure uma intervenção, reúna as pessoas mais próximas e surpreenda o adicto em algum momento, obrigando-o a sentar-se e escutar o que se tem a dizer, propondo-lhe meios de procurar ajuda.

Existem clínicas psiquiátricas com setores para dependentes químicos, inclusive gratuitas, porém é necessário pesquisar e sobretudo visitar o ambiente antes de propor que seu ente querido se interne ali.

É importante que a pessoa entenda que sua adicção prejudica tanto ou mais as pessoas que a rodeiam do que a ele próprio, tornando assim  urgente a reparação para o bem de todos. 

E a pessoa tendo a consciência do vício e desejando largar, qual é o próximo passo?

Um dos caminhos mais comuns em momentos iniciais é a troca de "vício", trocar de uma atividade prejudicial por algo que não seja tanto. Como se esta nova atividade fosse algo intermediário que vai ajudar a pessoa em um período de transição do abandono do vício.

Parando de fumar cigarros

Adote uma estratégia de diminuição gradual do ritmo de fumo, diminua em 25% seu consumo semanal.

Pratique esportes e evite a bebida alcoólica e o café, estes liberam substâncias que podem ativar a vontade de fumar.

Experimente o Kumbaya, que é uma mistura de várias ervas aromáticas e sem nicotina.  A mistura promove uma sensação de relaxamento por conter camomila, erva doce, jasmim, hortelã, sálvia e calêndula.

Os cigarros de palha também são uma boa opção, contêm tabaco e portanto nicotina! Porém são de fabricação mais simples e por isso menos impregnados de outras substâncias nocivas. Ajudam no sentido de serem super fortes, trazendo saciamento instantâneo e assim um maior espaçamento no ritmo do fumo.




Deixando as drogas


Relembramos aqui a importância de procurar a ajuda de um familiar ou amigo quando sentir o impulso de usar drogas.

Quando pensar em usar, troque imediatamente de roupa e saia para um exercício físico ou mesmo para uma volta na quadra, se possível não leve nenhum pertence consigo, nem mesmo a chave de casa.

Infusão poderosa desintoxicante do organismo e reguladora dos impulsos:

Você precisará de:

Verbena
passiflora
melissa
camomila 
jasmim em flor
1 litro de água

Ferva a água e coloque em punhados cada erva por vez, abafe com um prato, deixe em infusão por 20 minutos e coe antes de servir.
Pode também ser guardado em uma garrafa e consumido gelado durante o dia.  

Procure o Narcóticos Anônimos de sua região e acompanhamento psicológico. 


Deixando de beber



O acompanhamento psicológico e os grupos de AA são importantes ferramentas para o tratamento do alcoolismo.

Seguem algumas dicas:

Acupuntura tem resultados comprovados na diminuição do desejo de beber, regula o organismo energética e fisiologicamente de modo a entender suas vitais necessidades.

Suco detox:

300 g de abacaxi
2 folhas de boldo
2 folhas de maracujá
500 ml de água de coco

Bater no liquidificador, coar e servir.

Seguindo essas ideias você poderá lidar melhor com o seu vício ou com o vício dos seus entes queridos.

E Evoé!!

Comentários