Mais sobre a simbologia do Galo e da Galinha

Como já comentamos. 2017 na Astrologia Chinesa é o ano do Galo (para saber mais basta clicar). Mas deixando o horóscopo um pouco de lado e pensando mais no simbolismo do Galo, o que ele representa.
 No artigo anterior trouxemos moedas, gravuras e outras representações artísticas, foi exatamente deste artigo que resolvemos falar mais sobre esse assunto.


Muitas pessoas tem figuras de galos e galinhas na sua casa, por variados motivos, alguns como pura e simplesmente decoração, outros por superstição.
E quando vamos analisar o simbolismo do Galo e da Galinha, vamos encontrar algumas características e energias bem interessantes.
É sempre bom lembrar que estamos falando de alguns simbolismos, as relações conforme cada cultura e religião podem variar bastante.
Mas vamos lá!!
Sobre o Galo, uma das características no qual ele é bastante associado é a coragem e a luta. Afinal o Galo muitas vezes é o dono do galinheiro, patrulheiro, arrisca, muitas vezes vai pra cima de quem vai invadir o seu território. É um animal valente, forte, com certa imponência. Tem uma crista, alguns são muito bonitos, com penas com cores bastante bonitas.
Outro simbolismo importante é que ele anuncia um novo dia. No amanhecer o galo canta. Por isso, para muitos este animal acaba sendo associado a vitória da luz sobre a escuridão. Ele recebe a chegada de um novo dia. Ainda seguindo esse raciocino ele acaba sendo bastante relacionado com um símbolo solar, um prenúncio do nascer de um novo dia. Consequentemente também de ressurreição, renascimento.
O despertar, acordar e até de proteção contra os males da escuridão, já que acaba também sendo um praticamente “evocador” da chega do astro rei “Sol”.
O Galo também está associados a fertilidade, muitos rituais envolvem até seu sacrifício, com seu sangue jogado na terra para aumentar a fertilidade do solo.
A galinha também sua associação com a fertilidade e maternidade. Nesta oposição, o Galo também entra como a presença paterna. São dois animais com forte simbologia masculina e feminina. A galinha com os pintinhos e seus ovinhos. O galo antipático, sisudo dando bicadas por toda a parte e botando “ordem” no galinheiro.

Comentários