02 de fevereiro: Festa de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes

No dia 02 de fevereiro, celebra-se a festa de uma das deusas africanas mais conhecidas e cultuadas no Brasil: Iemanjá, a Rainha do Mar. Para a fé católica, a data comemora Nossa Senhora dos Navegantes

Em muitas localidades do Brasil, principalmente no litoral e em localidades portuárias, é feriado nessa data, e acontecem grandes festas, com procissões aquáticas e oferendas à beira da água.

Essa é também uma das festas em que o sincretismo religioso se revela de maneira mais forte, pois na mesma data a tradição católica homenageia a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora dos Navegantes, realizando igualmente procissões e grandes festas para ela. 

Enquanto nas igrejas é festejada a Senhora de Navegantes e nos terreiros a cultuada é Iemanjá, para muitas pessoas as duas entidades são a mesma, fundindo-se numa só fé e num só sentimento de amor e reverência pela Grande Mãe das Águas. 


Para saber mais sobre Iemanjá e suas características, CLIQUE AQUI.

Oração a Iemanjá




Poderosa força das águas. Inaê, Janaína, Sereia do Mar. Saravá minha Mãe Iemanjá! Leva para as profundezas do teu mar sagrado, Odoiá: todas as minhas desventuras e infortúnios. Traz do teu mar todas as forças espirituais para alento de nossas necessidades. Paz, esperança, Odociabá... Saravá, minha Mãe Iemanjá! Odociabá!




Oração a Nossa Senhora dos Navegantes




Senhora dos Navegantes, sois ideal e estímulo para uma vida perseverante de amor a Deus e de bondade para com o próximo. Sois a “a mais alta realização do Evangelho e o modelo perfeito do cristão”. Sois cheia de graça e bendita entre as mulheres. 

Todas as gerações vos proclamam bem aventurada porque vos fizestes a serva do Senhor. Dai-nos sempre vontade decidida de melhor buscar, conhecer e seguir Cristo. 
Amém.

Comentários