Dicas para negócios que não prosperam

Nem sempre vivemos postando simpatias, muitas vezes analisando problemas frequentes, principalmente  de pessoas que não estão conseguindo de maneira nenhuma ter seus pedidos atendidos, procuramos também orientar e procurar ajudar de outras maneiras. 

Nos últimos tempos, nós recebemos mensagens das mais variadas, de negócios dos mais variados, dos mais diversos problemas. Por isto, com base nos pedidos de ajuda, escrevemos este texto buscando trazer uma luz, para tanta gente que precisa de orientação. Esperamos com este artigo ajudar, trazer e levantar questões que esperamos que sejam úteis para o sucesso de muita gente.

Simpatia é um caminho, existem outros caminhos e quem está disposto a ajudar o próximo deve ser aberto para todos os tipos de alternativas. Lembramos ainda, que simpatia infalível não existe, isto é coisa de site de enganação. A magia pode ajudar, facilitar, tem casos até de dar confiança, fé, trazer conforto e força para as pessoas moverem montanhas. Milagres são raros! 



Dicas para refletir

Uma das primeiras perguntas: É buscar entender porque o seu negócio não está prosperando, É preciso fazer este exercício de reflexão. E infelizmente muitas vezes o problema pode estar na cara e a pessoa não observar. 

Por isto, não utilize unicamente o seu olhar, procurar outros olhares e opiniões. Muitas vezes temos uma visão que é nossa e particular. Podemos escolher um tipo de negócio que gostamos, mas que as pessoas não se interessam em frequentar. E podemos começar apresentando exatamente erros comuns, que uma porção de negociantes não percebem.

O meu negócio dá lucro realmente? Ele tem “mercado”?

Nós vamos aqui citar alguns tipos de negócios, provavelmente o seu negócio pode não ser nenhum dos citados, existe uma infinidade de negócios, mas reflita se tem mercado, público para de fato prosperar.

Recebemos e-mails de pessoas querendo abrir  locadora de Dvds! O que dizer para a pessoa, que em meados de 2010, 2015, 2017 deseja abrir uma locadora? É um negócio em decadência, as locadoras estão fechando, pois o mercado de vídeo locadoras é cada vez mais fraco. Tem internet, a pirataria é um negócio que com o passar dos anos restarão poucas locadoras nas cidades. O mesmo vale para livrarias, bancas de revistas. Muitos terão que se reinventar, procurar outros negócios, pois a tendência é tempos mais difíceis com o público diminuindo, ano a ano.

Também podemos incluir aí no ramo de negócios problemáticos, os que não estão exatamente em decadência, mas são poucos que sobrevivem, como lojinhas de miudezas, por exemplo, não é um costume das pessoas viver comprando pequenas coisas. Não é todo o negócio deste tipo que irá prosperar. É pensar, analisar em volta, quantas vezes por ano uma pessoa vai em uma lojinha deste tipo? Tem gente que pode ir  todo o mês, tem gente que vai uma vez por ano...  Em um bairro, por exemplo, pode ser uma loja fadada ao fracasso muitas vezes. O sucesso são casos restritos e específicos.

 Lojas de roupas? Outro caso que não será todo mundo que irá prosperar.
Geralmente os negócios mais fáceis de prosperar é alimentação, como padarias, mercadinhos, estes geralmente tem um pessoal que tende a ir seguidamente. Farmácias também podem ser um bom ramo, infelizmente o consumo de medicamos é grande.  E mesmo assim, tem as padarias e mercadinhos que fecham as portas, mas adiante vamos citar alguns problemas.

Se pensou e constatou que cometeu um grande erro na vida e está em uma escolha equivocada completa?

Recomendamos procurar soluções, tentar mudar de ramo, tentar agregar algo no seu negócio. Tem locadoras que viraram restaurantes, mercadinhos.

Procure ter a compreensão que é preciso ter "pé no chão", nem sempre o negócio que sonhamos irá se tornar rentável e em muitos casos pode ser infelizmente um desejo particular da pessoa, algo que ela gosta, mas não é muito comum e nem lucrativo.

O contrário pode ser comum, muitas vezes podemos até cair em um negócio que não gostamos muito, mas por algum motivo ele é um caminho de grande faturamento. 

Ponto do negócio
Outro problema bastante comum, abre em uma casa escondida, achou um aluguel barato e se estabeleceu em uma ponto que ninguém enxerga, uma rua que ninguém passa. Como que pessoas irão frequentar este local?

Avenidas, ruas movimentadas, ter outros negócios em volta, as vezes até concorrências, três quadro negócios com propostas parecidas muitas  vezes se fortalecem. Visibilidade é importante, as pessoas se acostumam muitas vezes a saber que lá tem um determinado negócio, acabam indo lá com o passar do tempo. Já quem fica escondido e não é visto, não é lembrado nunca. Pense se este não é o seu caso. 


Lugar convidativo - O seu lugar convidativo para quem passa?
Um erro que podemos observar em muitos negócios são aquelas casas afastadas da calçada, que a pessoa passa na frente e a porta está uns 10, 20 metros de distância da calçada.

É bom aqueles ambientes comerciais que a pessoa passa e mesmo não entrando, não querendo entrar, quando está passando quase "já entra dentro do negócio".  Passando por mercadorias vendidas e quando observa que algo lhe atraí e muitos acabam entrando. E ao contrário, casos que ela tem que caminhar 10 metros para enxergar o que tem lá dentro, ela pode até se sentir constrangida, pensar duas vezes e não entrar.


Cachorros

Eu adoro animais, você também deve amar, mas pense duas vezes em ter um cachorro brabo no seu negócio. As pessoas não podem ter medo de serem mordidas! Mesmo aqueles que não mordem ninguém, tem os eu latem. Procure deixar o bichinho escondido, ou discreto, tem aqueles casos de gato de em certo momento aparece andando pelo ambiente, pode ser que não seja tão comprometedor.
E não se iludam com mocinhas que vão olhar o bichinho, ao menos se você não estiver com um Pet Shop, não é algo recomendado para muitos casos. 


Continua... 

Comentários

Anônimo disse…

O blog está muito bom. só não encontro um assunto...
Para conseguir vender uma casa (pelo preço máximo que se conseguir) alguma simpatia? Alguma coisa que consiga sugerir? muito obrigado.