Numerologia: o significado dos números

O número é o princípio de ordem pelo qual o mundo existe. O simbolismo dos números possui muita importância, contendo a chave de todo o sistema esotérico. Iniciamos hoje uma série de postagens que apresentará o significado dos números mais significativos na numerologia.

Veja também: O que é Numerologia?

A magia dos números


Simbolicamente, os números não são meramente expressões de quantidades. Eles são "ideias-forças", cada um com seu caráter particular. Todos os números derivam do número um (que equivale ao "ponto místico não-manifestado"). Quanto mais longe estiver um número da unidade, mais estará envolvido na matéria, no processo de tipo involutivo chamado "mundo".

Para os gregos, os primeiros dez números pertencem ao plano do espírito: são assim considerados entidades, arquétipos, símbolos. Os restantes são combinações dos primeiros dez. Os gregos preocupavam-se muito com o simbolismo dos números. O sábio Pitágoras, por exemplo, dizia: "Tudo no universo está disposto de acordo com os números".

Além do simbolismo básico relacionado com a Unidade e a Multiplicidade, existe também um outro simbolismo geral que atribui aos números ímpares caráter masculino e aos números pares caráter feminino. É preciso também ter em mente que as séries numéricas possuem importante dinamismo simbólico. 

Cada número possui um particular significado simbólico, que está, por sua vez, conectado com a sequência ou série numérica. Confira nas próximas postagens a significação mística dos números, de zero a doze:

O significado do número Zero

O significado do número Um

O significado do número Dois

O significado do número Três

O significado do número Quatro

O significado do número Cinco

O significado do número Seis

O significado do número Sete

O significado do número Oito

O significado do número Nove

Comentários