Gestos de poder: a energia em suas mãos

Os mudrás são posições corporais dotadas de poderes mágicos que nos ajudam a viver melhor. Aprenda aqui como é simples praticá-las em seu dia a dia.

Originários da Índia, os mudrás são uma espécie de oração sem palavras. Parecem simples posições assumidas pelas mãos, pelas pernas ou pelo corpo todo, mas são gestos sagrados que favorecem a elevação espiritual, proporcionam equilíbrio físico e emocional, atraem sorte e atuam como poderosos escudos de proteção contra diversos males. 


Você também pode obter esses benefícios, fazendo os gestos aqui indicados e concentrando sua mente no objetivo que deseja atingir.

Enquanto os executa, entoe várias vezes o mantra Om - som sagrado indiano que auxilia na concentração - ou mentalize frases positivas.

No começo, escolha alguns mudrás e faça-os durante poucos minutos, certificando-se de que não esteja sentindo nenhum desconforto. Assim que adquirir prática, você poderá dedicar mais tempo a cada mudrá.

Veja, a seguir, como fazer alguns desses gestos mágicos e quais benefícios cada um deles pode lhe trazer.

Pushpa Pata

Finalidade: Esse mudrá favorece a prosperidade e ajuda a evitar perdas no setor material.

Como fazer: Coloque as mãos em concha no colo, a direita sobre a esquerda, com as pontas dos polegares unidas.

Trimurti

Finalidade: Esse mudrá tem vários efeitos, dependendo do local do corpo onde se encosta a mão. Na região dos órgãos genitais, proporciona vitalidade física e ajuda a desbloquear a sexualidade.  Na região do umbigo, aumenta a autoconfiança, e protege contra as energias negativas. No centro do peito, na altura do coração, aumenta a capacidade de dar e receber afeto e ajuda a superar as desilusões amorosas. Na região da laringe, aumenta o poder de comunicação, clareia as ideias e favorece o aprendizado. Entre as sobrancelhas, desenvolve a intuição e permite que a pessoa irradie energia e força psíquica para os outros. Acima da cabeça, abre um canal de comunicação com o cosmo, desenvolve a espiritualidade e ajuda a pessoa a relizar seus desejos.

Como fazer: Mantenha os dedos indicador, médio e anular estendidos, o polegar relaxado e o dedo mínimo dobrado. Posicione a mão na parte de seu corpo que corresponder à sua finalidade, conforme informações descritas acima.

Jnana

Finalidade: Esse mudrá proporciona tranquilidade e favorece a meditação. Quando feito sobre o peito, na altura do coração, ajuda a readquirir a auto-estima.

Como fazer: Una as pontas do polegar e do indicador e estenda os demais dedos.


Purna

Finalidade: Esse mudrá ajuda a captar as energias positivas da terra, proporcionando uma sensação de paz interior. Também aumenta a concentração.

Como fazer: Mantenha os dedos médio, anular e mínimo estendidos e voltados em direção ao chão. Dobre o indicador e coloque sobre ele o polegar.

Comentários