Quem são os Santos homenageados nas festas juninas?

Santo Antônio, São João, São Pedro... afinal quem são eles? Conheça um pouco da história, das lendas e tradições associadas aos Santos celebrados durante as festas juninas, dentro da série especial "Magia junina - Santos, simpatias e tradições".



Santo Antônio

Comemorado em 13 de junho, Santo Antônio é reconhecido no mundo católico como o santo que ajuda na recuperação de objetos perdidos. Ele nasceu de família nobre em Lisboa, em 1195, tornou-se frade franciscano e morreu em Pádua (Itália), em 1231. Era conhecido por sua bondade e sua grande eloquência como pregador.

No Brasil, tornou-se um dos santos mais populares e virou santo casamenteiro de poder quase infalível. Essa tradição nasceu a partir da lenda segundo a qual  ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote exigido naquela época para que o casamento se concretizasse. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo teriam surgido, milagrosamente, moedas de ouro, e a moça realizou o seu sonho. 

No dia a ele consagarado, muitas moças fazem promessa a Santo Antônio para arrumar um noivo. Se o santo demora para atender, muitas submetem sua imagem a vários suplícios, na esperança de uma resposta mais rápida e efetiva.


São João

Comemorado a 24 de junho, São João Batista, segundo a Bíblia, era filho de Zacarias e Isabel e primo de Jesus Cristo, tendo ido viver no deserto desde a juventude, onde praticava a oração e o jejum. Depois, foi pregar nas margens do Rio Jordão, onde batizou Jesus, identificando-o como o "Cordeiro de Deus". Foi decapitado por Herodes a pedido de sua mulher Salomé, incomodada com sua pregações moralizantes.

No Brasil, a personalidade de João Batista foi totalmente adaptada: tornou-se um rapaz  bonito, sadio e alegre, bem compatível com o clima das festas juninas. (Leia nas próximas postagens simpatias dedicadas a São João).

São Pedro

Comemorado em 29 de junho, São Pedro é conhecido como o "porteiro do céu", cuja chave ele leva nas mãos. Foi discípulo de Jesus, sendo considerado pelos católicos como o primeiro papa, pois Jesus teria confiado a ele a missão de governar a Igreja após sua morte.

São Pedro também é popularmente considerado protetor das viúvas. Por essa razão,  até hoje pode-se ver fogueiras ou velas acesas dedicadas a esse santo, na noite de 29 de junho, em frente às casas dessas senhoras, em alguns lugares do país.

Comentários

Anônimo disse…
ajudou muito
obrigado
Anônimo disse…
Obrigado ajudou em minha pesquisa :D