Santa Teresa d'Ávila, padroeira dos professores

15 de outubro, Dia do Professor, é também o Dia de Santa Teresa. Conheça um pouco sobre essa santa e invoque sua proteção.

Muita gente não sabe, mas os professores e professoras têm sua santa padroeira. 

Santa Teresa de Jesus, conhecida como Teresa D'Ávila, viveu no século XVI na Espanha e foi a reformadora da Ordem dos Carmelitas. 

Percorreu o país fundando mosteiros e escreveu vários livros de doutrina mística, como "Castelo interior" e "Caminho de perfeição", que a levaram a ser declarada como a primeira mulher Doutora da Igreja. (Hoje, além dela, também são doutoras da Igreja as santas Catarina de Siena, Teresinha de Lisieux e Edith Stein.) 

E é justamente por causa de seus ensinamentos escritos e de seu magistério espiritual que ela foi associada ao ofício dos professores e tornou-se sua padroeira.

Em seus escritos, Santa Teresa ensina os passos da meditação cristã e o caminho espiritual que o indivíduo precisa percorrer até conseguir a intimidade com Deus, que, segundo ela, habita no âmago de cada um. Por isso, o encontro com a divindade só pode ocorrer por meio da contemplação, pela qual a pessoa desliga-se do mundo exterior, enfrenta seus temores e perturbações, chegando ao autoconhecimento. Em muitos aspectos, sua doutrina mística é semelhante à meditação budista.

Um dos poemas mais famosos de Teresa em forma de oração é um verdadeiro mantra, que pode ser repetido em momentos de ansiedade, medo, nervosismo e agitação para alcançar a serenidade e a tranquilidade. Leia-o abaixo e ouça no vídeo.

Nada te perturbe,
nada te espante,
tudo passa.
 Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem nada lhe falta:
Só Deus basta!


Comentários