Agosto o mês do Desgosto, do azar e do cachorro louco

Vamos hoje falar sobre o mês de Agosto e tentar entender porque essa fama de mês do desgosto. Por será que dá azar? Vamos ver um pouco dos seus mistérios, relembrar alguns acontecimentos importantes, alguns trágicos, que marcam este mês considerado de muito azar.
Bombas atômicas, epidemias de raiva canina, guerras, terremotos, incêndios... Tudo fazem parte da fama de agosto! 

Já faz um tempo que estávamos prometendo falar sobre o mês do cachorro louco, nesta postagem você terá a confirmação que Agosto é realmente o mês do “cachorro louco”, ou pelo menos foi... E saberá muito mais sobre esse mês que as noivas não gostam de casar, de grandes tragédias, como as bombas atômicas que foram jogadas arrasando duas cidades justo em Agosto, além de terríveis incêndios, terremotos, guerras com milhões de mortos, acidentes de avião ocorridos no mês de agosto, vamos ver isso é muito mais.
Esta é a primeira parte desta grande postagem, que vamos continuar nos próximos dias.

O nome do mês de Agosto

Antigamente o mês de Agosto era denominado Sextilis, já que era o sexto mês do ano. Assim como ainda hoje, os meses posteriores carregam em seu nome prefixos dessa ordem antiga. Setembro (sete, apesar de ser o nono mês), Outubro (oito, mas é o décimo mês), Novembro (Nove, mas é o décimo primeiro mês e Dezembro (Dez, mas é o décimo segundo mês).
A mudança do nome do mês de Agosto está relacionada com o Imperador Romano César Augusto, assim como o mês de julho o mês de Júlio Cesar. Ainda com base nisso, alguns contam o mês de Agosto tinha anteriormente 30 dias, mas para o mês de Augusto ficar inferior ao mês de Júlio Cesar, o mês de Agosto “roubou” um dia de fevereiro e passou a ter 31 dias, enquanto Fevereiro que oscilava entre 29 e 30 dias, passou a oscilar entre 28 e 29 dias.

Agosto e as Superstições

Onde a fama de azar de Agosto começou?

A fama de mês do azar já começa na Roma Antiga, período em que era mais visível a Constelação de Leão no céu. Os supersticiosos olhavam para o céu e viam formas de fogo, visualizando vultos de um dragão que acaba assombrando os mais suscetíveis.

Agosto é realmente o mês do cachorro louco!


Essa associação com cachorro louco não é a toa. Era nessa época que aconteciam as maiores incidências de casos de raiva entre os cães. Tudo porque a maioria das cadelas costumam a ficar no sio nesta época. Como as cadelas soltas na rua geralmente ficam rodeadas de cães, isto aumenta o contato entre os animais e um doente fazia a raiva proliferar e assim, no mês de agosto muitos cachorros andavam loucos por aí. Felizmente com a vacinação isso não acontece mais.
E quem tem cães e gatos vale ficar atento, essa época é de vacinação para esta doença.

Azar no casamento


Contam que no mês de agosto era comum os navios zarparem este mês, com isso as mulheres ficavam sozinhas. Muitas recém-casadas acabavam ficando sem lua-de-mel, algumas por acidentes do destino ficavam viúvas. Acabou que o mês ganhou fama de azarado no casamento.
Mas tem um contraponto! Por essa fama de mês de azar, com menos pessoas casando no mês de Agosto fica tudo mais barato! Salão vago, solicitar serviços, alguém que não quer gastar tanto e não acredita em superstição, pode fazer boas economias se escolher Agosto para se casar.

As tragédias do mês de Agosto

Muitos acontecimentos trágicos aconteceram em um agosto. Ano passado mesmo, a corrida eleitoral estava bem clara. E uma tragédia com o candidato Eduardo Campos, ocorrida no dia 13 de Agosto movimentou completamente o cenário eleitoral.

Fatos históricos – Prepare-se para ler uma lista tenebrosa sobre agosto...

1 de Agosto
Em 1927, aconteceu a Revolta de Nanchang, fato que foi um dos culminantes em uma posterior Guerra Civil Chinesa.
Em 2004, um enorme incêndio em um Supermercado no Paraguai, matou 464 pessoas e feriu 409. Esse foi uma das maiores tragédias do continente americano.
2 de Agosto
Em 1934, Hittler chega ao poder na Alemanha
Em 1990, tivemos a invasão do Kuwait pelo Iraque e com isso o começo da Guerra do Golfo
3 de Agosto
Em 1914, começa a Primeira Guerra Mundial, com França, Bélgica e Gra-Bretanha declarando guerra a Alemanha.
Alguns grandes acidentes aéreos e até um desabamento de uma mina em Moçambique que mataram mais de 100 pessoas aconteceram nesta data.
4 de Agosto
Em 1578, O Rei Dom Sebastião de Portugal é dado como desaparecido. Portugal perde a batalha no Marrocos e como o sumiço do Rei inicia-se uma crise imensa nas terras lusitanas. Consequentemente nasce a lenda de São Sebastião em que muitos acreditavam que o Rei um dia voltaria, mesmo que ressurgido dos mortos.
Em 1980, o vulcão Allen entra em erupção e mata dezenas de pessoas.
5 de Agosto
Em 1949, um forte terremoto no Equador destrói dezenas de cidades e mata mais de 6000 pessoas.
Em 2005, tivemos o maior assalto a banco da história do Brasil, 164 milhões foram roubados do Banco Central do Brasil
6 de Agosto
Em 1890, foi a data escolhida para a primeira execução da cadeira elétrica. O primeiro preso infeliz que foi executado foi um estadunidense, Willian Kemmler. E ele teve azar, pois sofreu choque e não morreu na mesma hora, acabou que a cadeira foi ligada novamente e levou 2 minutos para concluir o trágico destino.
Em 1945, acontece a explosão da bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, 80 mil pessoas morreram na hora e estima-se que o número de vítimas tenha chegado entre 90mil e 140 mil pessoas, já que muitas tiveram problemas decorrentes da radiação, como câncer.
Em 1998, vários atentados com bombas realizadas por Osama Bin Ladem na África, matando 258 pessoas.
7 de Agosto
Em 1956, acontece a tragédia de Cali, um acidente com sete caminhões carregados dinamite causam a morte de 4000 pessoas e deixa 12000 feridos.
8 de Agosto
Em 1991, uma torre com 647 metros desaba em Varsóvia. Era até então a estrutura mais alta do mundo.
9 de Agosto
Em 1945, é lançada a segunda bomba atômica, desta vez sobre Nagasaki, teria matado 40 mil pessoas e deixado outras 60 mil feridas.
Em 1974, o presidente dos Estados Unidos renuncia


10 de Agosto
Em 1861, ocorre a Batalha de Wilson's Creek com mais de 2500 baixas dos dois lados, entre mortos e feridos.
Em 1961, acontece a primeira utilização do terrível agente laranja pelos estadunidenses.
Em 1990, 127 muçulmanos são mortos no Sri Lanka por tropas paramilitares.
Em 2001, um ataque em um trem em Angola, durante Guerra Cívil, deixa 252 mortos.

11 de Agosto
Em 1975, começa uma Guerra Civil no Timor Leste.
Em 1979, dois aviões colidem na Ucrânia matando 178 pessoas
Em 2006, problemas em um petroleiro causam o maior vazamento de óleo da história das Filipinas
Em 2012, tremores de terra no Irã deixam mais de 300 mortes e 3000 feridos.

12 de Agosto
Em 30 A. C. A fascinante Rainha do Egito, Cleópatra, comete suicídio.
Em 1944, é concluído um massacre Nazista de Wola causando entre 40000 e 50000 mortes.
Em 1953, a União Soviética testa sua bomba de hidrogênio.

Em 1985, ocorre o maior acidente com um único avião da história, um Boeing 747 da Japan Airlines se choca contra o Monte Ogura, levando 520 vidas. 
Continua...

Comentários