O que é Tarot?

Afinal, o que é Tarot? Neste artigo vamos saber mais sobre o misterioso Tarô.

Tarot ou Tarô, como preferirem sua escrita, é um jogo de cartas, utilizado de maneira esotérica para se prever o nosso futuro, refletir sobre o presente e o nosso passado. O Tarô possui 78 cartas que são divididas em arcanos maiores e arcanos menores:




Uma cartomante fazendo leitura do tarô, um dos Oráculos mais conhecidos do mundo.

Os arcanos maiores são 22 cartas, estas cartas são numeradas em números romanos de I até XXI (21), a 22º carta ou a carta de número zero é O louco que não possui numeração. A palavra “arcano” significa “segredo”, assim os “arcanos maiores” podem ser chamados de “segredos maiores”.

Nesta imagem os 22 arcanos maiores. 

São Arcanos maiores:
0- O louco I – O mago  II – A sacerdotisa ou A Papisa  III- A Imperatriz IV- O Imperador V- O Hierofante ou O Papa VI – Os enamorados VII – O Carro ou A Carruagem VIII – A Força IX – O Eremita X- A Roda da Fortuna  XI- A Justiça  XII- O enforcado  XIII- A Morte XIV-A Temperança  XV- O Diabo XVI- A Torre XVII- A Estrela  XVIII- A Lua  XIX- O Sol  XX- O Julgamento XXI- O Mundo

Os arcanos menores são 56 cartas, que ainda são subdivididas em 4 naipes, paus, copas (coração), espadas e ouros. Cada naipe possui 14 cartas, números de 1 a 10, mais 4 cartas com figuras humanas, o rei, a dama, o valete e o cavaleiro. São os arcanos menores que deram origem ao nosso jogo de baralho comum que de diferente possui o Coringa (a carta O louco) e não possui os 4 cavaleiros. Os arcanos menores podem ser relacionados com os 4 elementos, as 4 estações do ano, aos sentimentos e setores da vida.

Nesta imagem os naipes dos Arcanos Menores. Conforme dos diferentes países os simbolos dos naipes podem ser representados diferentes como o caso de encontrarmos pentagrama para simbolisar o naipe de  Ouros. Observe também os símbolos dos naipes podem ser encontrados na mesa do Arcano Maior , O Mago. 

A origem do Tarô
A história sobre a origem do Tarô é até hoje é cheia de controvérsia, não existe um consenso entre os historiadores sobre a origem do Tarô. Novas teorias seguem surgindo se contradizendo e afirmando variadas origens, podendo ter surgindo da Itália, da França, do antigo Egito e até da China.
Alguns acreditam que o Tarô surgiu na Itália, mais precisamente do norte do país, onde por coincidência existe um Rio chamado Taro.
O Padre Menestier afirmava em 1704 que Gringonneur teria inventado o Tarô para entreter o Rei Carlos VI em 1392. Porém especialistas afirmam que o baralho que estaria guardado na França como sendo o suposto baralho, seria datado de 1470.
Alguns consideram que o Tarô tem suas origens no antigo Egito, sendo uma adaptação do Livro de Thot e contendo toda a sabedoria dos sacerdotes egípcios. Uma versão desta teoria acredita que o baralho teria sido trazido por ciganos oriundos do oriente. O baralho do Tarot teria feito uma longa jornada, se originado no Egito, levado para a Pérsia e chegado na Europa através de ciganos indianos.


Algumas imagens para ilustrar o Tarô Egípcio, uma tentativa de resgatar os elementos da cultura egípcia no Tarô. Note a descrição da caixa do baralho "Legítimo Tarot".  

O Tarô pode ter se originado até da China! Alguns acreditam que o Tarô teria se originado dos antigos jogos de adivinhação chineses, sendo uma evolução dos pauzinhos de adivinhação. 

Mais artigos do Magia do Bem sobre o assunto:

  1. Leitura do Tarô, afinal com diferentes baralhos temos o mesmo significado?
  2. Comprar um Baralho do Taro: Onde comprar? Que baralho comprar?
  3. O poder das cartas - Taro, Cartas Ciganas e outros oráculos: Os beneficios e as utilidades que podemos obter ao consultarmos os oráculos.


Em um futuro próximos devemos trazer mais artigos sobre este vasto conteúdo. 

Comentários