O Pentagrama - significado


O simbolo e significado mágico da estrela de cinco pontas.
O Pentagrama, uma estrela de cinco pontas, é um dos principais símbolos mágicos. Seu poder mágico acompanha a sua imensa popularidade, o Pentagrama está presente em diversas culturas e é utilizado para os mais diversos fins, tanto para as mais generosas magias brancas, como para as mais maléficas magias negras. Vamos ver neste artigo mais sobre o significado do Pentagrama, a estrela de cinco pontas.

O significado principal do Pentagrama é o domínio do espírito sobre os 4 elementos. Assim pode-se utilizar o Pentagrama em feitiços para controlar o fogo, a terra, a água, o ar, dominar determinadas criaturas governadas por estes elementos ou entidades relacionadas com estes elementos.

Símbolo divinal desde os tempos mais antigos - No Egito, o pentagrama significava o útero da Terra. Na mesopotâmia,  os sumérios utilizavam Pentagramas em seus rituais religiosos e os babilônios utilizavam para se proteger das más influências.

Símbolo de deuses e deusas – Para o amor ou para a guerra, o pentagrama é símbolo da deusa romana Vênus (deusa do amor) e da deusa celta Morrigan (deusa do amor e da guerra). Também tem seu significado relacionado com o deus Marte (deus da guerra), um pentagrama voltado para a guerra daria uma imensa força espiritual para derrotar os inimigos.

Pingente de uma deusa com um pentagrama. 


Os 5 elementos – O pentagrama está relacionado com os 5 elementos em diversas culturas ar, fogo, água, terra e espírito ou o espírito dominando e manipulando os 4 elementos. Na cultura chinesa surge representando seus cinco elementos, fogo, água, madeira, metal e terra. 

Um tipo de pentagrama significando os 5 elementos.

Aqui vemos o Pentagrama Chinês que também é base para a medicina chinesa. 


O homem, seus sentidos e ciclo de vida - O pentagrama é utilizado para representar o corpo humano e também pode simbolizar os cinco sentidos (tato, visão, audição, paladar e olfato) e as 5 fases da vida (nascimento, infância, maturidade, velhice e morte). 

O pentagrama simbolizando o homem. Também encontramos os planetas simbolizados neste pentagrama. 

Presença marcante em diversas crenças - Podemos considerar como o símbolo principal da Wicca. Na cabala o pentagrama é símbolo de proteção e bondade. Na maçonaria o pentagrama é o laço infinito é símbolo do dever e da virtude. As cinco chagas de Jesus Cristo também encontram-se associadas ao pentagrama. 

Feiticeiras e um pentagrama. 


A manipulação de um pentagrama varia, pode ser confeccionados por diferentes materiais, desenhado em um papel ou até no chão. Pode estar presente dentro de templos para diversos rituais ou até mesmo na porta de diversos lugares simbolizando proteção ou sinal de alerta.

Um pentagrama em uma construção antiga. Estrelas de cinco pontas podem ser encontradas em todos os lugares. 

Diferenças entre os Pentagramas.
Pentagrama com círculo ou sem círculo? - Muitos fazem distinção entre os Pentagramas, um pentagrama com um círculo em volta, possuiria seus significados ligados a proteção, a defesa, já um pentagrama sem o círculo seria para a guerra, para o ataque.
Neste mesmo ponto, na opinião de muitos, um Pentagrama e estrela de 5 pontos seriam diferentes. Sem o círculo uma estrela de 5 pontas não seria considerada como um pentagrama.
Estrelas de cinco pontas ou pentagramas sem o círculo. 


Pentagrama Invertido ou Pentagrama Negativo – É muito importante observar a maneira com que estará posicionado o pentagrama. Um pentagrama invertido, com as duas pontas para cima, faz o seu significado mudar. Um pentagrama invertido é bastante utilizado em magia negra, enquanto um pentagrama Positivo, com uma ponta para cima, é utilizado em magia branca.

Pentagrama invertido diabólico, simbolizando o diabo. 

Muitos associam o pentagrama com a cabeça do diabo e para a Igreja Católica qualquer pentagrama pode ser considerado negativo e símbolo do Diabo. A religião evangélica também considera o pentagrama como simbolo do diabo. 

E este foi o nosso artigo de número 1500

Comentários