Salve Jorge: novela mostra o misticismo do culto ao santo guerreiro

A partir dessa semana, a Rede Globo leva ao ar sua nova novela, chamada Salve Jorge. No enredo e no título estão presentes a devoção a São Jorge. Confira simpatias e orações para invocar o santo!



O misticismo é tema recorrente nas novelas de Glória Perez. Em Caminho das Índias (2009)  foi mostrada a religiosidade hindu e suas tradições. Em América (2005),  a mediunidade fez-se presente. Em O Clone (2001) , foi a religião islâmica, com seus mistérios e costumes. Já em Explode Coração (1995) a inspiração veio das tradições místicas do povo cigano.

Dessa vez, em Salve Jorge, telenovela que começou a ir ao ar no último dia 22, a autora buscou na devoção a um dos santos mais populares do catolicismo o fundo místico que entrelaça as tramas do enredo. O santo guerreiro, como é conhecido por muitos, simboliza a busca das personagens por proteção e força nas lutas do dia-a-dia. "Todos somos guerreiros", dizia uma das chamadas da novela. Já no primeiro capítulo, foi encenada a festa de São Jorge e mostrada a devoção ao santo do protagonista vivido por Rodrigo Lombardi.

Ao mesmo tempo, e não por acaso, a novela vai mostrar a Turquia, com sua cultura e belas paisagens. Afinal, seguindo a tradição, São Jorge é originário da Capadócia, região hoje pertencente ao território turco.

No Brasil, Jorge é cultuado não apenas pelos católicos, mas também pelos seguidores dos cultos de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé, que, em seu sincretismo, associaram o santo ao orixá guerreiro Ogum.

Confira nos links abaixo simpatias e orações que invocam o poder de São Jorge, já publicadas aqui no blog.



Comentários

Anônimo disse…
Isso não me parece muito "magia do bem", desculpe.