Salve Jorge: novela mostra o misticismo do culto ao santo guerreiro

A partir dessa semana, a Rede Globo leva ao ar sua nova novela, chamada Salve Jorge. No enredo e no título estão presentes a devoção a São Jorge. Confira simpatias e orações para invocar o santo!



O misticismo é tema recorrente nas novelas de Glória Perez. Em Caminho das Índias (2009)  foi mostrada a religiosidade hindu e suas tradições. Em América (2005),  a mediunidade fez-se presente. Em O Clone (2001) , foi a religião islâmica, com seus mistérios e costumes. Já em Explode Coração (1995) a inspiração veio das tradições místicas do povo cigano.

Dessa vez, em Salve Jorge, telenovela que começou a ir ao ar no último dia 22, a autora buscou na devoção a um dos santos mais populares do catolicismo o fundo místico que entrelaça as tramas do enredo. O santo guerreiro, como é conhecido por muitos, simboliza a busca das personagens por proteção e força nas lutas do dia-a-dia. "Todos somos guerreiros", dizia uma das chamadas da novela. Já no primeiro capítulo, foi encenada a festa de São Jorge e mostrada a devoção ao santo do protagonista vivido por Rodrigo Lombardi.

Ao mesmo tempo, e não por acaso, a novela vai mostrar a Turquia, com sua cultura e belas paisagens. Afinal, seguindo a tradição, São Jorge é originário da Capadócia, região hoje pertencente ao território turco.

No Brasil, Jorge é cultuado não apenas pelos católicos, mas também pelos seguidores dos cultos de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé, que, em seu sincretismo, associaram o santo ao orixá guerreiro Ogum.

Confira nos links abaixo simpatias e orações que invocam o poder de São Jorge, já publicadas aqui no blog.



Comentários

Anônimo disse…
Isso não me parece muito "magia do bem", desculpe.

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto tempo demora para uma simpatia fazer efeito? Fiz uma simpatia e deu errado e agora?

Simpatia para alguém perder o emprego – Você pediu e nós temos a solução!

Simpatia para seu amado vir atrás de você