O Clone: vale a pena ver de novo!

Uma história cheia de emoções e misticismo está de volta à TV! Magia do Bem recomenda: vale a pena acompanhar a novela "O Clone".

Estreou nessa segunda-feira, na seção "Vale a pena ver de novo", da Rede Globo (14h35min), a novela "O Clone", produzida e exibida entre 2001 e 2002. A trama da autora Glória Perez fez grande sucesso na época e surpreendeu o público ao abordar temáticas instigantes como a clonagem humana, a cultura e religião muçulmana e as drogas.

O enredo central, a história do amor proibido entre Jade e Lucas, aparece permeada de elementos relativos ao misticismo muçulmano, sobressaindo a doutrina a respeito do destino que rege nossas vidas, sintetizado pela palavra 'maktub" (está escrito). A vida das personagens parece ser frequentemente determinada por forças que são maiores que elas. Mas o destino, na visão muçulmana, não é algo implacável a ponto de não poder ser mudado: quando o compreendemos de modo profundo, podemos transformá-lo e fazê-lo agir a nosso favor.

Também os aspectos referentes à clonagem propiciam reflexões bastante profundas sobre muitos aspectos da vida humana. As discussões entre o cientista Albieri e o muçulmano Ali sintetizam o embate entre uma visão de mundo guiada pela razão e outra guiada pela fé e pelos valores da tradição. A mensagem da novela parece ser: nenhuma dessas duas visões de mundo pode viver sem a outra, pois ambas se completam.

Repleta de imagens belíssimas, com uma trilha sonora encantadora e grandes atuações dos atores e atrizes protagonistas, "O Clone" é garantia não apenas de lazer e diversão, mas também uma oportunidade para conhecer melhor a cultura árabe e refletir sobre vários assuntos. Por tudo isso, sem dúvida, vale a pena assistir de novo a essa novela!

Comentários