Gostou? Compartilhe! :)

Especial Dia de Finados: A viagem para a vida eterna

No Dia de Finados, recordamos de forma especial daqueles que já partiram e refletimos sobre os mistérios que envolvem a morte. Em todas as culturas, está presente a idéia de que,  quando morremos, renascemos para a luz. Nesta matéria especial, você verá as diferentes concepções e rituais sobre a morte ao longo da história.

Desde a Pré-História




Quando um grupo de homens de Neanderthal colocou algumas flores junto ao corpo de um companheiro morto, transformou seu túmulo num portal para a eternidade. O Homem de Neanderthal desapareceu há 35 mil anos, dando lugar, na aventura da evolução, à espécie a que pertencemos, o Homo sapiens sapiens, mas sua herança, os rituais associados à morte, não foi esquecida.

Ao contrário, nesses 35 mil anos da espécie humana, o mistério da morte vem sendo uma presença constante e temida, algo que se deve aplacar por meio de cerimônias mágicas ou religiosas, para que o fluxo da vida não seja perturbado. A certeza da morte nos lembra que será breve nossa passagem pelo mundo, que seremos colhidos como flores. 

Mas o perfume das flores sobrevive, e em todas as culturas se desenvolveu a idéia de que a morte era apenas o fim de um ciclo, uma passagem necessária para se ingressar na verdadeira vida. A dor, nos rituais fúnebres, se associa à esperança e à convicção de que, ao morrermos, renascemos para a luz.

A prática do enterro

A visão da morte como fim de um ciclo ganhou força quando os homens tomaram consciência do ritmo das estações e passaram a se dedicar à agricultura. A partir da observação do ciclo de vida das plantas, eles concluíram que também os mortos renasceriam após um determinado período de germinação sob a terra. Vem daí a prática do enterro. 

Muitas vezes, o cadáver era colocado em posição fetal, como se estivesse vivendo uma nova gestação e fosse renascer. Essa prática era comum no Egito, a civilização na qual os rituais fúnebres assumiram tais proporções que se tornaram o fato central da existência.

O mistério da morte no Egito Antigo

Escritos por volta de 2350 a.C., os Textos das Pirâmides reúnem as mais antigas práticas religiosas e mágicas associadas à morte. Juntamente com os Textos dos Sarcófagos, menos antigos, são a base do Livro Egípcio dos Mortos, que contém os ensinamentos necessários para que o espírito do morto enfrente com sucesso o julgamento do deus Osíris. 

No julgamento, o coração do morto era colocado numa balança. Se estivesse cheio de pecados, seria devorado por um monstro. Se fosse um coração puro, a vida eterna estaria garantida, mas o conhecimento dos textos rituais ajudava a alcançar o favor divino. a partir de 1580 a.C. tornou-se costume colocar nos túmulos rolos de papiro com fórmulas salvadoras.



Personagem central dos rituais fúnebers, Osíris foi cultuado no Egito desde antes de 2400 a.C. até o século 4 da era cristã. Segundo a mitologia, quando era o deus supremo, ele teria sido morto e feito em pedaços por seu irmão Set, mas Ísis, sua esposa, teria reunido as catorze partes do corpo do marido e lhe restituído a vida. Osíris se tornou então o juiz das almas. Do país dos mortos ele controlava as águas do Nilo, o curso do Sol e os ciclos das plantações, numa clara reafirmação das associações entre agricultura, morte e renascimento.

O mistério da morte na Grécia Antiga

Poucas vezes essa associação foi proclamada de maneira tão poética quanto na cerimônia iniciática dos Mistérios de Elêusis. Instituído nessa cidade grega por volta de 1500 a.C., o ritual reverenciava Deméter e sua filha Perséfone, deusas ligadas à fecundidade e à morte. 

O mito conta que Perséfone foi raptada por Plutão, senhor do mundo inferior, para onde iam os mortos. Inconformada com a perda da filha, Deméter negou-se a exercer seus poderes e a sementes deixaram de germinar. Por fim, chegou-se a um acordo. Assim como as sementes ficam algum tempo enterradas para depois gerar frutos, Perséfone passaria três meses com o esposo, no mundo subterrâneo, e nos meses restantes estaria ao lado da mãe, protegendo as colheitas. Ao representar esse mito nos Mistérios de Elêusis, os iniciados reconheciam que a morte era uma passagem, inevitável e obrigatória, para atingir a luz.

A morte na tradição católica

Embora a visão de mundo dos gregos tenha influenciado o pensamento ocidental, na tradição católica a alma do morto vai para um dos seguintes planos espirituais: o Céu, que simboliza um estado de permanente felicidade; o Purgatório, no qual a alma pode se arrepender dos males que praticou em vida e ascender depois ao Céu; e o Inferno, símbolo de tormentos morais que se estenderão pela eternidade.

Para os católicos, rezar pelos que já morreram, oferecendo orações e missas em nome deles, poderia ajudá-los a sair mais rapidamente do Purgatório, alcançando a graça divina e a beatitude eterna. Aí está a origem do Dia de Finados: uma data especial para que os vivos rezem pelos que já morreram e que podem estar se purificando no Purgatório.

A morte no pensamento oriental

A noção de castigo eterno simplesmente não existe no pensamento oriental, que vê a vida e a morte como momentos de um longo processo de aprendizado. O hinduísmo, sistema de crenças criado há 3500 anos, baseia-se no ciclo de mortes e renascimentos e no conceito de carma, segundo o qual todos os atos, bons ou maus, configuram a personalidade individual, e as ações do passado influenciam as vidas futuras. Após uma série infindável de vidas, cada homem chegará À compreensão da verdade e se tornará um iluminado, reintegrando-se à matéria divina.

No século 6 a.C., o príncipe Sidarta Gautama ensinou como abreviar esse longo aprendizado no ciclo de mortes e reencarnações. Ele renunciou às ilusões do mundo para se tornar Buda, o Iluminado. Toda pessoa pode seguir um caminho semelhante e, por meio da meditação e do autoconhecimento, trocar seus desejos por um estado de não-desejo. Com isso, os renascimentos cessariam e se atingiria o nirvana, a ausência de individualidade e a integração à matéria divina.  Quem não alcançõu a iluminação deve retornar à roda do samsara, que abrange todos os seres: deuses, homens, animais, fantasmas e demônios. Nosso mundo seria uma das divisões desse círculo.


Os budistas tibetanos se preocupam em facilitar o ingresso do moribundo na outra vida, para lhe possibilitar uma reencarnação mais agradável. Demonstrações de dor, a presença das pessoas queridas e tudo que possa causar apego são substituídos pela entoação de mantras e pela leitura do Bardo Thödol, conhecido no Ocidente como Livro Tibetano dos Mortos. Esse roteiro místico ensina o caminho que o espírito deve trilhar e os obstáculos que o esperam até que recorde suas vidas anteriores e saiba se precisa reencarnar. 


Difundido no Ocidente a partir do século 19, o Bardo Thödol expressa uma verdade simples mas pertubadora: a morte é parte da vida e devemos nos preparar para ela. É esse, afinal, o ponto mais importante: minha preparação para minha morte. E a única maneira de efetuar essa preparação é considerar a morte e a vida como uma coisa só. É ver a morte como companheira sempre presente e aceitá-la. E, por isso mesmo, aceitar a vida e viver cada momento em sua plenitude. Como a semente, que cumpre seu destino ao germinar.

Texto de Cadu Silveira (com acréscimos e adaptações do editor do blog), publicado na revista Destino, nº 105, outubro/1995


Comentários

Simpatias de Amor  Simpatia de Santo Antonio para conquistar uma pessoa definitivamente 

Simpatia para ele ligar É a simpatia do Santo Antônio amarrado, recebemos por e-mail esta interessante simpatia com o milagroso Santo casamenteiro.  

Simpatia para ficar mais atraente, irresistível é uma magia indígena.  

Simpatia Cigana para o ex voltar urgente 

Simpatia para trazer amor com mel e alho

Amarração AMOROSA do caroço de Abacate para trazer amor de volta 

Simpatias para conquistar amor difícil bem rápido Recuperar ou conquistar. Confira! 

Simpatia para trazer o ex de volta o mais rápido possível  Mais uma ótima simpatia para o amor voltar, esta bem daqueles que prometem ação rápida. Não custa tentar, CONFIRA! 

Oração de Santo Antônio Para arrumar marido ou namorado! Não perca! 

O poderoso feitiço da bruxa eslava, um feitiço para trazer amor de volta e fortalecera relação 

Maravilhosa! Simpatia para se casar com a pessoa amada

Feitiço para afastar rival com pimenta e vinagre  mais um feitiço de afastamento, para mandar a rival para longe da sua vida, do seu relacionamento

Poderosa simpatia para separar casal da bruxa castelhana 

DEZENAS DE SIMPATIAS PARA SEPARAR CASAL 

Simpatia para amarrar um amor das 7 encruzilhadas 

Simpatia para ser desejada por ele    Confira esta magia para aumentar o desejo dele por você

Simpatia para quem nunca consegue um namorado 

Simpatia para ele vir atrás louco de paixão 

Dez Poderosas Simpatias para separar casal urgente Atendendo inúmeros pedidos novas simpatias para separar casal 

Simpatia da cebola roxa com foto para separar um casal  

Simpatia para separar casal com pimenta e cebola 

AMARRAÇÃO AMOROSA


Simpatia para conquistar um homem difícil Esta é uma simpatia da banana da Terra. 

Simpatia para esquecer um amor  Confirma também preciosas dicas para quem está buscando esquecer alguém. 


Simpatia para conquistar uma mulher difícil do açúcar

Simpatia para conquistar uma mulher difícil 

Simpatia do dia de São João para conquistar a pessoa amada

Simpatias para amarrar mulher

4 Simpatias para encontrar amor no carnaval

Simpatias para Saúde e outras diversas

Simpatias para desfazer Magia Negra  Ervas e sal grosso são poderosos aliados, confira! 




Problemas com más energias? Banhos são indicados  


Dicas e Simpatias para fazer uma pessoa largar um vício Pode ser difícil convencer uma pessoa a parar de beber, confira dicas nesta tarefa complicada.

Simpatia para evitar abordo, não abortar  Quem está passando por alguma dificuldade na gravidez não custa buscar conforto na fé. 


Simpatias e dicas sobre Dinheiro











Procurando serviço de Pai de Santo e outras dúvidas sobre isto 

Simpatia para alguém perder o emprego? Nós temos a solução, fazendo magia do bem!

As melhores Simpatias de amor

Nesta lista, simpatias para reconquistar um amor perdido, fazer um amor voltar, no momento veja nesta lista 19 publicações. No final da lista se desejar conferir também apresentamos uma grande série com as melhores dicas para reconquistar um amor. 
  1. Simpatia para trazer o seu amor de volta
  2. Simpatias para reconquistar um amor perdido
  3. Simpatia para ter o que quiser da pessoa amada (você tem direito a fazer até 7 pedidos) amor voltar, fortalecer relação, tudo que desejar. 
  4. Simpatia para trazer um amor de volta com baralho cigano
  5. Simpatia para ele me procurar
  6. Simpatia para amor voltar
  7. Simpatia para trazer um amor de volta
  8. Simpatia para ele voltar urgente
  9. Simpatia para trazer de volta um amor
  10. Simpatia de São Valentim para um amor voltar
  11. Magia de amor para trazer seu amor de volta
  12. Simpatia para ele se apaixonar
  13. Feitiço para conseguir um amor de volta
  14. Oração para trazer um amor de volta
  15. Simpatia para reconquistar amor de Santa Gertrudes
  16. Simpatia para trazer o ex de volta
  17. Simpatia para o seu amado vir atrás de você
  18. Magia cigana para qualquer pedido de amor
  19. Simpatia para reconciliação amorosa

Veja também: Dicas para reconquistar um amor.
Especial tudo para o amor voltar 




Amarração amorosa: 
Simpatias para conquistar um amor, uma pessoa, um homem ou uma mulher:
  1. Simpatia para conquistar um amor do pé de feijão
  2. Três Simpatias para conquistar um amor
  3. Simpatia para conquistar uma pessoa com foto
  4. Simpatia com foto para conquistar uma pessoa
  5. Simpatia para conquistar a pessoa amada
  6. Simpatia para conquistar uma pessoa com cabelo
  7. Simpatia da cueca para conquistar um homem
  8. Simpatia com cueca e calcinha para conquistar
  9. Banho do amor para conquistar
  10. Simpatias para atrair clientes e homens
Simpatias para afastar rival, amante, muitas aqui não exatamente simpatias de amor, mas uma simpatia que afasta um inimigo, sendo uma rival na vida amorosa uma inimiga, estas simpatias podem ser bem úteis como simpatias de amor: 

Simpatias para conquistar uma mulher: precisando de ajuda, nos temos boas simpatias para isto
  1. Simpatia para conquistar a mulher desejada
  2. Simpatia para conquistar uma mulher

Simpatias para esquecer um amor: 
  1. Simpatia para esquecer um grande amor
  2. Simpatia para esquecer um amor
  3. Simpatia para esquecer um amor 2
  4. Simpatia para esquecer um ex-namorado
  5. Simpatia para esquecer um ex-amor

Dicas e informações úteis:
  1. Guia sobre sites de relacionamento
  2. Dicas para conquistar um homem
  3. Como conquistar um homem difícil
  4. Amar um homem
  5. 250 simpatias para amor
  6. Conselhos sobre o amor gay
  7. Simpatia para ele brochar com a outra não é magia do bem
  8. Fiz simpatia para ele voltar e ele não voltou e agora?
Nos próximos meses estaremos organizando esta postagem com links para você poder acessar facilmente quase todas as postagens do Magia do Bem sobre o assunto. Vamos tentar colocar todas as simpatias e os artigos publicados, mas não podemos ainda garantir isto, já que só de amor são mais de 250, ainda temos quase 1700 publicações das mais diversas para organizar.

Não deixe de conferir!

Simpatia para seu amado vir atrás de você

Dez Simpatias para ganhar mais dinheiro urgente e rápido

Simpatia para marido ir embora

Quanto tempo demora para uma simpatia fazer efeito? Fiz uma simpatia e deu errado e agora?

12 Poderosas simpatias para separar casal

Milagrosa! Simpatia para passar em concursos, provas e exames (incluindo prova do DETRAM e ENEM)

Como agradar o anjo da guarda da pessoa amada?

Simpatia para ele vir atrás de você louco de paixão

Jogar baralho cigano - Tarot cigano - online grátis

Simpatia para ganhar dinheiro rápido e urgente

Simpatias de Santo Antônio - Não perca!!! Dia de Santo Antônio É 13 DE JUNHO!

Ótimas simpatias de dinheiro


Simpatias de dinheiro, chamar dinheiro, fartura e prosperidade:
  1. Dez Simpatias para ganhar dinheiro rápido e urgente
  2. Simpatia chama dinheiro
  3. Simpatia para ganhar dinheiro rápido e urgente
  4. Simpatia para dinheiro
  5. Simpatia para ganhar dinheiro
  6. Atrair riqueza, sucesso e prosperidade com incensos
  7. Magia Celta para atrair riqueza
  8. Simpatias populares para obter riqueza
  9. Ritual egípcio para a conquista da abundância
  10. Os mantras de Ganesha, Deus indiano da fortuna
  11. Salmos angelicais para pedir prosperidade 
  12. Conquistando a riqueza com a força dos Mestres Ascensos
  13. Para obter muito dinheiro
  14. Simpatia para fartura 
  15. Simpatia de São João para dinheiro o ano inteiro
  16. Simpatia de Páscoa para prosperar na vida 
  17. Simpatia do incenso para ter mais dinheiro
  18. Ritual para ter dinheiro em abundância
  19. Simpatia de Oxóssi para ter muita fartura
  20. Simpatia para atrair dinheiro
  21. Para atrair dinheiro em abundância
  22. Simpatia para ter mais dinheiro
  23. Simpatia para atrair riqueza
  24. Simpatia para não faltar dinheiro
  25. O bolo dos anjos - para paz e prosperidade
  26. Ritual da moeda da sorte para atrair prosperidade
  27. Simpatia para ganhar na loteria

Simpatia para vender, atrair clientes, fazer bons negócios
  1. Simpatia para vender um imóvel
  2. Simpatia para ter sucesso nos negócios
  3. Simpatia para atrair clientes e bons negócios
  4. Simpatia para vender um veículo, automóvel
  5. Simpatia para chamar clientes
  6. Simpatia para obter sucesso em estabelecimento comercial


Outras simpatias de dinheiro: 
  1. Simpatia de Oxum para se livrar das dívidas
  2. Simpatia para receber uma dívida
  3. Simpatia para arrumar marido ou namorado rico
  4. Para receber o que lhe devem
  5. Simpatia para ter sorte
  6. Simpatia para solucionar um problema

Simpatias para arrumar emprego
  1. Simpatia para arrumar emprego de Santa Edwiges
  2. Oração de São Jorge para conseguir um emprego
  3. Simpatia de São José para arrumar emprego
  4. Para melhorar de emprego ou cargo
  5. Conseguir um novo trabalho

Veja ainda:

Especial simpatias de dinheiro uma postagem especial com uma lista com as 31 últimas publicações do Magia do bem, entre os anos de 2011 e 2013.

Especial com as 10 melhores simpatias para arrumar emprego.

Se está procurando uma simpatia sobre o assunto deixe o seu comentário que em breve incluiremos a simpatia que você procura.

Simpatias e Magias para diversos fins

Mostrar mais

Compartilhe!

Google+ Seguidores

CLIQUE PARA VER Várias simpatias para ganhar dinheiro

CLIQUE PARA VER Várias simpatias para ganhar dinheiro
Só as melhores simpatias para ganhar dinheiro, clientes, fazer bons negócios

Mensagem Importante

Nenhuma magia é infalível.
Nenhum ritual, simpatia, feitiço, oração, benzedura ou corrente garante resultados por si só.
O poder de toda prática mágica depende de quem a pratica e de como a pratica. As palavras-chave para uma prática de magia bem-sucedida são: vontade, fé, confiança, concentração, intenção correta, merecimento e perseverança. Sem esses elementos, a magia não acontece.
Pense nisso!