Maha Shivaratri: o dia de homenagear o deus Shiva

Esta noite, no calendário Hindu, celebra-se a Maha Shivaratri, ou Grande Noite de Shiva. É o grande dia em que se celebra a existência divina do Deus Shiva, um dos três deuses da trindade divina hindu, junto com Vishnu e Brahma.





Existem infinitas lendas que falam sobre essa celebração, mas a mais aceita é a que afirma que é nesse dia que Shiva casa-se com Parvati, sua consorte, e dança criando o universo. A mitologia diz que o universo cria-se com a dança de Shiva, por isso a imagem mais famosa de Shiva é a manifestação de Shiva Nataraja, ou seja, ele dançando e criando o universo. Quando ele pára para descansar por alguns momentos, o universo desintegra-se, reiniciando-se assim que Shiva volta a dançar. Hoje é, portanto, um dos dias mais importantes para a religião hindu. Para muitas regiões, onde Shiva é a divindade mais adorada, hoje é o dia mais importante. Os templos dedicados a esse deus ficam lotados nessa noite, quando as pessoas vão assistir ao sacerdote fazer as cerimônias na linga sagrada, a representação de Shiva em seus templos. Nos templos dedicados a Shiva não há uma estátua dele, mas uma linga, que simboliza um falo, ou a grande fertilidade da vida, criação do universo. O principal mantra a ser cantado hoje é "OM Namah Shivaya" (ॐ नमः शिवाय), que evoca a força de Shiva.
Você pode invocar o poder de Shiva visualizando sua imagem acima e repetindo algumas vezes seu mantra: OM NAMAH SHIVAYA. Shiva deve ser invocado principalmente em questões ligadas à fertilidade e gravidez, e também em situações em se necessita de uma grande transformação na própria vida.

Comentários

Anônimo disse…
Todo respeito a divindade...Salve lord Shiva...abs...allan wagner breder
Anônimo disse…
Grato também a Ganesha...allan wagner breder
Anônimo disse…
Agradeço a Krishna...abs..allan wagner breder