Caminho das Índias: misticismo e devoção de um país mágico


Amanhã estréia na Rede Globo a novela Caminho das Índias, que vai mostrar as tradições e a cultura de um dos povos mais místicos do mundo. Conheça aqui um pouco sobre a religiosidade hindu, que se reflete no modo de viver dos indianos e está presente nos templos, nas ruas, nas artes, nas casas.

A religião está em tudo na Índia. Imagens de milhões de deuses e deusas são encontradas nos murais dos templos, nos desenhos de giz colorido dos calçamentos e nos altares montados em casa. A vivência religiosa do hindu é tão profunda que muitos abandonam sua vida material e familiar para se tornar os chamados homens santos, ou seja, os que estudam as escrituras sagradas enquantos aguardam que sua alma se liberte do corpo.


Estudar e orar diante dos altares, porém, não basta. A vida hindu inclui peregrinações a templos e locais sagrados e a purificação pela água e pela alimentação. Assim, em sua dieta não entra a carne bovina, pois a vaca é considerado um animal sagrado. Tão sagrado que anda livremente pelas ruas. Para purificar-se pela água, muitos hindus peregrinam até o norte, onde fica o maior e mais famoso rio da Índia, que, segundo a tradição, corria pelo paraíso no início dos tempos.



Dança para os deuses





Também nas artes, a presença dos deuses é constante. Exemplo disso é a dança chamada "kathakali", realizada todos os anos, que reúne personagens de lendas e mitos religiosos dos textos hinduístas. Os atores se vestem com roupas coloridas e o rosto de todos é pintado basicamente de verde e tem à sua volta bochechas de papel e cola.

O casamento é outro acontecimento que segue as tradições religiosas, de onde se origina o sistema de castas - grupos sociais fechados. esse sistema é proibido por lei, mas continua a existir, principalmente entre os hinduístas (65% da população).

Há milhares de castas no país e seus integrantes só podem casar entre si, se a união for combinada pelas famílias, e numa data determinada por um astrólogo. Além disso, cabe à família da noiva pagar um dote ao noivo. Para a cerimônia, a moça usa uma roupa tradicional - um sári vermelho ou rosa - e o rapaz usa um turbante.

O lugar mais sagrado

São as castas que determinam a evolução espiritual das pessoas, conforme a filosofia hinduísta, que admite a reencarnação. Assim, nascer numa casta superior significa que a pessoa praticou o bem; numa inferior, significa que cometeu más ações. Mas a grande recompensa é não ter mais de reencarnar, ou seja, alcançar a libertação total. Esse objetivo leva muita gente à cidade de Varanasi (antiga Benares), às margens do rio Ganges, o lugar mais sagrado da Terra para os hindus, que acreditam que quem morre lá vai direto para o paraíso. Varanasi é o destino dos peregrinos, principalmente os velhos e doentes, que têm a esperança de passar ali seus últimos momentos e se purificar de todos os pecados nas águas do rio, as mesmas que receberão suas cinzas depois da morte do corpo.


Revista Destino, Ano III, nº 35, maio/1992

Dica: leia mais sobre a Índia e sobre a telenovela no blog da autora Glória Perez CLICANDO AQUI.

Comentários